A Advent International, uma das maiores e mais experientes empresas de private equity do mundo, anuncia hoje a assinatura de um acordo para investir na Cataratas do Iguaçu S.A., líder na operação de concessões de serviços de bilheteria, transporte, alimentação e bebidas, varejo, entre outros, em parques nacionais brasileiros. Por meio do acordo, a Advent fará um aporte de capital na concessionária e trabalhará juntamente com os atuais acionistas – que permanecerão como sócios da empresa – para aprimorar os serviços e operações atuais da Cataratas e expandir sua atuação em parques e em negócios relacionados ao turismo. A expectativa é que a operação, cujo fechamento ainda está sujeito a determinadas condições precedentes, seja concluída no segundo semestre de 2014. Os termos do acordo não foram divulgados.

“A presença local da Advent, combinada com sua expertise mundial em concessões, varejo, alimentação e turismo, ajudarão a Cataratas a aprimorar sua oferta de serviços e a proporcionar experiências memoráveis para os milhões de visitantes dos parques onde temos operações”, afirma Rafael Gluck, membro do Conselho da empresa.

A Cataratas atualmente detém concessões para prestar serviços aos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Mundial da Unesco, localizado na região sul do Brasil, que inclui as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo); e do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, unidade de conservação localizada no Arquipélogo de Fernando de Noronha, também Patrimônio Mundial da Unesco. A empresa também tem participação acionária no consórcio Paineiras-Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, onde está localizada a famosa estátua do Cristo Redentor; e no AquaRio S.A., empresa contratada para prestar serviços no aquário que está em construção na região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

A estratégia de crescimento da companhia envolve a melhoria e expansão dos serviços dentro dos parques nos quais a empresa opera atualmente, assim como em outros parques e negócios relacionados ao turismo em todo o Brasil. Os atuais acionistas da Cataratas, que continuarão no negócio após a operação com a Advent, incluem as empresas brasileiras Soifer, Tucumann,  Pattac, Dines, Varese, Vercelli e FSX.

“Vamos trabalhar em parceria com a Cataratas e seus acionistas atuais para ajudar a melhorar a experiência dos visitantes dos Parques Nacionais brasileiros, entre eles alguns dos mais conhecidos destinos no mundo”, diz Patrice Etlin, Managing Partner da Advent em São Paulo. “A indústria do turismo sustentável no Brasil vem crescendo de forma contínua e estamos prontos para investir nossos recursos e expertise para apoiar o time da Cataratas”.

A Advent atua desde 1996 na América Latina e desde 1997 no Brasil. Durante esse período, a empresa investiu US$ 3,7 bilhões em 50 empresas, incluindo 18 no Brasil. Seu atual portfólio no país inclui a United Medical, a Dudalina, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), a Quero-Quero e a International Meal Company (IMC). Entre as empresas que receberam investimentos da Advent no Brasil ao longo dos últimos 17 anos estão Atmosfera, Kroton Educacional, Cetip, Paraná Banco, entre outras. A Advent também tem experiência mundial no varejo orientado ao turismo, incluindo investimentos anteriores na Dufry e Brasif Duty Free, bem como em operação de parques (Parques Reunidos, Espanha).

 

FONTE: https://www.adventinternational.com/br/7150/