A 12ª Rodada de Licitações, realizada ontem (28/11), tem investimentos previstos de mais de meio bilhão de reais, considerando apenas os valores de Programa Exploratório Mínimo (PEM) oferecidos pelos vencedores. Foram arrematados 72 dos 240 blocos ofertados e a arrecadação com bônus de assinatura foi de aproximadamente R$ 165,2 milhões. A média de Conteúdo Local oferecido é de 72,61% para a fase de exploração e 84,47% para a de desenvolvimento.

A Petrobras arrematou, sozinha ou em consórcio, 49 blocos, sendo 43 como operadoras. No total, 12 empresas apresentaram ofertas vencedoras, sendo 8 brasileiras e 4 estrangeiras. As outras vencedoras foram: Alvopetro, Bayar, Companhia Paranaense de Energia, Cowan, GDF Suez, Geopark, Nova Petróleo, Ouro Preto, Petra Energia, Petrobras, Trayectoria e Tucumann.

A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, destacou como grandes sucessos da 12ª Rodada os resultados obtidos na Bacia do Paraná, a entrada da Bacia do Acre como nova possibilidade no cenário exploratório brasileiro e o reforço de blocos no Parnaíba, reiterando a importância dessa bacia que hoje já produz em torno de 6% do gás brasileiro. Ela ressaltou também a confirmação do papel das bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas, onde estão 54 dos 72 blocos arrematados. O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a 12ª Rodada tem um papel pioneiro e poderá contribuir no futuro para o aumento da produção de gás no país.

 

FONTE: http://abar.org.br/2013/11/29/anp-12o-rodada-gera-investimentos-de-mais-de-meio-bilhao-de-reais/