Quando falamos de boas práticas e bem-estar em âmbitos gerais, constantemente nos deparamos com a palavra integridade. Mas você sabe o que é integridade e qual o impacto dessa expressão no seu dia a dia?

Se a resposta for negativa, não fique intimidado. Muitas são as dúvidas que pairam sobre o seu significado e aplicação prática deste conceito, porém, é o objetivo deste breve texto te ajudar a compreender.

A primeira ideia importante que precisamos ter para compreender claramente este tema é que quase impossível dissociar a palavra integridade de conduta, e o motivo para isso é quase intuitivo.

Toda vez que vamos praticar uma ação ou tomar uma decisão, a nossa mente involuntariamente traz valores, crenças e convicções à tona e que vão guiar maneira como nos comportamos. Na grande maioria dos casos, essas noções nós aprendemos com os exemplos que trazemos de nossas famílias e das pessoas que nos inspiraram na vida. 

A esse conjunto de ações que praticamos no nosso cotidiano damos o nome de conduta.  Nascemos e crescemos em ambientes nos fazem naturalmente assimilar esses valores mais universais, de acordo com a cultura e normas sociais. 

Esse coletivo de valores formam os princípios e a moral de uma determinada sociedade é por isso que não precisamos saber das leis brasileiras para agir corretamente. Temos a consciência que matar e roubar, dentre inúmeras outras ações, são condutas reprováveis.

Assim, quando as nossas condutas refletem os princípios e a moral que temos chamamos isso de integridade, ou seja, integridade é ser honesto, confiável, e fiel a seus princípios e valores morais, de modo que integridade pessoal é “fazer a coisa certa (através de seu discurso, ações e crenças) quando ninguém está olhando”. 

Entendemos que fazer a coisa certa requer coragem e grande disposição, pois muitas vezes essa “coisa certa” não é a opção mais fácil ou conveniente para cada um.

Mas, como saber se nossos princípios e valores estão alinhados com outras áreas além da pessoal? Como agir em determinadas situações em que nossos valores possam ser conflitantes?

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e auxiliar a todos a identificar condutas alinhadas com os valores e princípios que norteiam qualquer empresa, a Tucumann possui uma Política de Conduta e Ética com a descrição de várias situações e procedimentos.

É de grande importância que todo colaborador se utilize da Política de Conduta e Ética em qualquer situação que julgar necessária para que possamos assim construir um ambiente profissional pautado no bem-estar de todos e, acima de tudo, íntegro.