As obras de revitalização da orla de Matinhos, iniciadas em junho de 2022, estão transformando não apenas a paisagem da cidade, mas também impulsionando a economia local. Com um investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado, a intervenção abrange a engorda da faixa de areia, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem e revitalização urbanística, incluindo o plantio de árvores nativas.

Em dezembro de 2023, as obras atingiram 89% de conclusão, com previsão de término para o segundo semestre de 2024. Esta é a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, buscando minimizar os impactos causados pelo desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas na região.

Para o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, a revitalização da orla, somado aos esforços da Administração Municipal, não apenas transformou a paisagem, mas também injetou vida na economia local, proporcionando aos comerciantes e moradores locais uma perspectiva otimista para os próximos meses. “O sucesso da iniciativa ressalta a importância de investimentos em infraestrutura para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico em Matinhos”, afirma.

Como destacado pelo prefeito, a transformação visual da praia já está refletindo positivamente na economia, com a cidade atraindo milhares de turistas nesta temporada de verão. Apenas na virada de 2023 para 2024, Matinhos recebeu 250 mil pessoas.

Aumento nas vendas

A mudança é percebida não apenas pelos visitantes, mas também pelos comerciantes locais. Aparecido Conceição, de 72 anos, tem um quiosque na orla, em Caiobá, há nove anos; ele compartilha seu entusiasmo ao JB Litoral.

Estamos neste novo quiosque desde agosto do ano passado, um período de muita chuva, e começou a melhorar apenas a partir de dezembro. Essa revitalização da orla trouxe um ânimo para nós, uma expectativa muito grande e, inclusive, valorizou até mesmo os imóveis“, diz.

Ele ainda destaca o impacto positivo nas vendas e na economia da cidade. “Muitos turistas que passam pelo quiosque comentam que estão muito satisfeitos com a cidade, que a orla está ficando maravilhosa. Nesta temporada de 2023/2024, temos visto uma quantidade muito maior de veranistas, o que tem dado um up no comércio e na economia“, comenta.

A temporada promete ser um respiro para os comerciantes, após dois anos de desafios impostos pela pandemia. “Apesar de a temporada estar apenas começando, já dá para notar uma maior venda e o comércio bem aquecido. Essa revitalização nos traz bastante expectativa, nos deixa esperançosos e alegres, pois viemos de dois anos de uma pandemia que dificultou muito as nossas vidas“, finaliza.

Seu Aparecido Conceição tem um quiosque na orla de Caiobá há nove anos ele está animado com a temporada de 20232024 Foto Rafael PinheiroJB Litoral

Expectativa altas para os próximos meses

Ambulantes também comemoram os resultados positivos. Ricardo dos Santos, ambulante na orla, participa de sua primeira temporada em Matinhos.

A gente vem trabalhando desde novembro na areia e cada dia as vendas estão melhorando mais. A expectativa para o decorrer da temporada é ainda melhor, especialmente durante o Carnaval. Por ser nossa primeira temporada, estamos muito felizes com os resultados“, afirma.

Ricardo dos Santos, ambulante na orla, participa de sua primeira temporada em Matinhos e está contente com os resultados das vendas. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Já Lucas Rodolfo Pereira, vendedor de sorvete nas areias das praias de Matinhos há cinco anos, destaca a melhoria na faixa de areia e o aumento do movimento. “Essa temporada está sendo a melhor dos últimos anos. Aumentou a faixa de areia e, consequentemente, o número de pessoas na praia, que consomem bastante. Meus colegas também têm comentado que essa tem sido a melhor das últimas temporadas“, comemora.

Ele observa um aumento significativo nas vendas em comparação com o ano passado. “Com relação à temporada de 2022/2023, minhas vendas aumentaram cerca de 20%, e a expectativa para esse verão que acabou de começar é muito boa. Tem muito chão ainda, até depois do Carnaval, também tem muitos shows que atraem milhares de pessoas para cá“, diz animado.

O ambulante Lucas Rodolfo conta que suas vendas já aumentaram 20% em relação ao mesmo período da temporada passada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Turistas retornando ao Litoral

Os comerciantes da Feira Expoverão de Matinhos também compartilham a empolgação. Cleusa de Souza Passos, vendedora há mais de 50 anos e há 10 na feirinha, ressalta a surpresa positiva nesta temporada.

Essa temporada tem sido uma surpresa boa para nós. Tem muitos turistas em Matinhos por conta dos shows gratuitos e também da revitalização da orla, que ficou maravilhosa“, avalia.

Cleusa Passos, vendedora há 10 anos na feirinha, ressalta a surpresa positiva nesta temporada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ela percebe um aumento nas vendas, indicando que a cidade está reconquistando turistas que antes optavam por destinos vizinhos. “Com tantas pessoas vindos para cá, as vendas também melhoraram. Acredito que as pessoas que nos últimos anos estavam preferindo ir para as praias de Santa Catarina, agora estão retornando para o Litoral. A expectativa é ainda melhor para os próximos meses“, diz.

Noeli Ouriques, vendedora na feira há 24 anos, destaca os benefícios da temporada de 2023/2024. “Esta temporada está sendo ótima tanto em função do calor quanto da revitalização da orla, que tem atraído muitos turistas. As vendas aumentaram com relação ao ano passado, ainda não fiz o cálculo, mas é perceptível o aumento“, conclui.

Noeli Ouriques tem um estande na feira há 24 anos e conta que já percebeu um aumento nas vendas. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

 

Por Luiza Rampelotti

FONTE: https://jblitoral.com.br/orla-de-matinhos-renovada-comerciantes-comemoram-o-impulso-economico-diante-do-crescente-fluxo-de-veranistas/

 

author avatar
leonardo@bebarra.com.br