Nesta semana a Prefeitura de Matinhos e o Instituto Água e Terra, o IAT, informaram que a Obra de Engorda da Orla de Matinhos entrou em outra fase; após a engorda da faixa de areia entre o canal da Avenida Paraná e o Pico de Matinhos, começaram as obras de construção do primeiro espigão na Orla.

De acordo com o projeto em execução, a estrutura em formato de espigão que está sendo construída serve para garantir a segurança na estabilidade da areia da praia; este primeiro espigão está sendo construído no Pico de Matinhos; além disso, a proteção costeira, iniciada em maio, segue em andamento.

No projeto em execução de recuperação da Orla de Matinhos está prevista a construção de dois espigões, um na altura do Morro da Pedro e outro na altura do Canal do Rio Matinhos; e, de acordo com a concessionária, a estimativa de entrega do primeiro é de quatro meses.

A construção do espigão é um processo complexo, ela começa com a construção dos núcleos, compostos por tubos de geotêxtil de alta densidade, preenchidos com areai; após isso, será construído o talude de rochas, que sustentarão o espigão, conforme a declividade prevista no projeto do IAT.

FONTE: https://litoranea.fm/projeto-de-recuperacao-orla-segue-espigao-comeca-a-ser-construido-no-pico-de-matinhos/

author avatar
leonardo@bebarra.com.br