Em continuidade aos conceitos de Compliance discutidos até agora, entendemos que, para que os colaboradores tenham uma boa assimilação e compreensão do nosso Programa de Compliance, é de grande relevância retomarmos as definições de ESG.

Recentemente, explicamos que o conjunto de condutas adotado pela Companhia, bem como a sua estratégia de negócio, possui elementos que vão muito além dos aspectos estritamente financeiros.

A essa interação entre as nossas condutas, o mundo e a maneira como impactamos o ambiente que nos cerca chamamos de sustentabilidade.

Esclarecemos ainda que ao investir em uma estrutura sustentável passa, nos dias de hoje pela adoção das práticas padronizadas internacionalmente como ESG, referentes a  meio ambiente, responsabilidade social e de governança, as quais em inglês possuem a sigla (Environmental, Social e Governance).

Contudo, é importante lembrar que esse conjunto de condutas adotado pela Companhia mencionado anteriormente não reflete exclusivamente o cotidiano da empresa, mas também impactos que podem tanto ser positivos quanto negativos a sociedade como um todo.

Entretanto, em termos práticos, o que isso significa?

Quando adotamos valores e princípios, como ética, integridade, cooperação e responsabilidade – todos este descritos na nossa Política de Ética e Conduta, há um compromisso de produzir impactos positivosna nossa sociedade e, assim, gerar uma reputação favorável para a nossa marca.

A esse compromisso é o que chamamos de Social da sigla ESG, já mencionada.

A concretização de tais valores e princípios também ocorre por meio da implementação de Política Sociais, que na Tucumann se dá por meio de uma relação humanizada com todos os colaboradores, a valorização de boas práticas em geral e apoio a instituições, como a parceria que a Tucumann possui há mais de 10 anos com o Complexo Pequeno Príncipe, que envolve o Hospital Pequeno Príncipe, a Faculdade Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Frisamos, contudo, que o desenvolvimento de políticas e iniciativas sociais relevantes para a sociedade é um verdadeiro desafio que depende tanto do reconhecimento de demandas sociais, da conciliação entre a atuação da empresa e a sociedade, e, principalmente dos nossos colabores que devem sempre rememorar que temos como propósito de constituir uma sociedade mais justa e digna para todos, tanto dentro como fora da Tucumann.

author avatar
leonardo@bebarra.com.br