Após o engordamento da faixa de areia entre o canal da avenida Paraná e o Pico de Matinhos, no Litoral do Paraná, o primeiro espigão da obra de engorda da praia já começou a pegar forma. A estrutura garante segurança na estabilidade da areia da praia e vai permitir a revitalização urbanística da orla.

Na manhã desta terça-feira (11), o repórter fotográfico Almir Alves, do site Matinhos Agora, divulgou um vídeo que mostra a evolução das obras e o espigão já em uma forma delineada.

A implantação do espigão é um processo complexo e começa com a construção dos núcleos, que são compostos por tubos de geotêxtil de alta densidade preenchidos com areia. Após a execução do primeiro trecho do núcleo da estrutura, é construído um “caminho” de rochas, conforme a declive do projeto. Esta camada é denominada “carapaça” e é constituída por rochas de diversos tamanhos, aumentando conforme a estrutura adentra em direção ao mar.

Na extremidade das estruturas, em que a ação das ondas é maior, são colocados blocos de pedras ( tetrápodes) para compor a camada de carapaça. Por fim, no topo das estruturas, é executada uma camada em concreto que irá funcionar como um piso que, posteriormente, será integrado ao projeto paisagístico de revitalização urbanística da orla.

FONTE: https://tribunapr.uol.com.br/noticias/parana/video-espigao-de-matinhos-comeca-a-ganhar-forma/

author avatar
leonardo@bebarra.com.br