FOZ DO IGUAÇU (PR) – Um novo atrativo vai enriquecer a oferta turística da paranaense Foz do Iguaçu nos próximos anos. Aconteceu hoje (1), com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o lançamento das obras do AquaFoz, o Aquário de Foz do Iguaçu. O complexo é idealizado pelo Grupo Cataratas, que prevê investir R$ 100 milhões no desenvolvimento com 300 empregos diretos gerados.

Segundo explicaram os desenvolvedores, a emissão da Licença de Instalação foi concluída pelo Instituto Água e Terra (IAT) em maio e foi entregue pelo governador à diretoria do Grupo Cataratas. O licenciamento permite que o grupo que vai gerir e administrar o aquário inicie as obras e, na sequência, as atividades comerciais.

A previsão é que o AquaFoz seja inaugurado em dois anos, no primeiro semestre de 2025.

“Este é mais um grande investimento para Foz do Iguaçu, feito por um grupo com expertise no setor turístico e que já tem um case de sucesso com o Aquário do Rio de Janeiro. Além de gerar cerca de 300 empregos, esse projeto vai se tornar mais um atrativo turístico para a cidade, fazendo com que os turistas permaneçam mais tempo na cidade e gastem mais no comércio local.”

Ratinho Júnior

“Além do AquaFoz, temos encaminhada a instalação do Museu Pompidou na cidade, que está entre os cinco maiores do planeta, e estamos buscando parcerias para que outros museus venham para cá, porque o Turismo de museu movimenta bilhões em recursos todos os anos”, acrescentou o governador.

O lançamento do aquário aproveita a realização da edição 2023 do Festival das Cataratas, que acontece até amanhã (2) na cidade.

A ATRAÇÃO
O AquaFoz será construído em uma área particular, de 23 mil metros quadrados, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469. O espaço contará com diversos tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos que somam um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água.

 

FONTE: https://www.panrotas.com.br/destinos/parques-tematicos/2023/06/grupo-cataratas-anuncia-inicio-da-construcao-do-aquafoz_197137.html
author avatar
leonardo@bebarra.com.br